Como tudo começou
- Neska bat ✤
- 1 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jan. de 2022
Vi a Itziar Ituño pela primeira vez assistindo a série La Casa de Papel, como a grande maioria de vocês, imagino.
Me encantei, primeiramente, pela grande atriz que vi e que de algum modo de cativou muito enquanto interpretava a querida inspetora Raquel Murillo.
A partir de então, resolvi ir atrás de saber mais sobre essa mulher. 🔎
Redes Sociais, Streaming e Fã-Club
O primeiro caminho obviamente (ou não) foram as redes sociais. Na época eu utilizava basicamente o Facebook e raramente o Instagram, onde a encontrei com cerca de 1,8 ou 2 milhões de seguidores, se não me engano.

Vi que ela era relativamente ativa por lá, postava fotos e vídeos de diversos momentos e assuntos muito interessantes e pertinentes, também falava uma língua estranha lá, mas são apenas detalhes hahah (mal sabia eu o que viria pela frente). Foi basicamente assim que ela ganhou meu follow.
Por se tratar de uma atriz, o segundo recurso foi procurar outros filmes ou séries dela na mesma plataforma onde a conheci: Netflix. Então eu conheci Loreak.

Filme lindíssimo, acredito todo mundo deveria ver e apreciar essa obra tão poética (na minha nada humilde opinião). Por lá também conheci Errementari, onde ela atua, mas com uma participação menor.
Pesquisar no YouTube foi como descobrir um novo mundo. Encontrei mais filmes em espanhol - ufa! Fiquei encantada com Agujeros en el Cielo e a fofíssima Elena. Adorei descobrir "outra Rakel" en El Final de La Noche.
Contudo, o mais incrível acredito que foi descobrir que uma legião de fãs já existia e era muito ativa! Os canais Planeta Ituño e FBI8 são incríveis, primordiais e um ótimo lugar pra quem está chegando nesse universo, não só em termos de conteúdo, mas de atualizações e novidades. Ambos me permitiram adentrar esse vasto universo que é essa mulher.
Então, tanto no YouTube como no Instagram, Facebook e Google, fui descobrindo mais coisas, entendendo quem era essa mulher e me encantando cada vez mais.

Encontrar o canal de TV EITB foi, sem dúvidas um ponto de luz em meio a escuridão do universo. Goenkale que o diga... como não se apaixonar pela Nekane!? Comecei a assistir despretensiosamente e me encantei pela personagem a qual ela deu vida durante tantos anos.
A Música
Mas espera aí! Essa mulher canta também, minha gente!?
Pois é... como se não bastasse sua brilhante atuação, seu carisma e simpatia, me encantei também por sua grande voz. Era quase sempre naquele idioma estranho que depois eu vim descobrir se chamar Euskera e comecei achar tudo aquilo muito interessante.
Ao descobrir que ela cantava em uma banda de rock fiquei alucinada e mais ainda quando soube que até pro Brasil vieram pra fazer show em São Paulo. Por não ser tão fissurada nas redes sociais, não entender muito sobre fã-clube e como era dinâmica das "ituñers", perdi o show por questões de dias! ( Nunca vou superar isso 😞).
Mas enfim... Assisti muitos vídeos de apresentações da banda em vários lugares. Achei o som muito bacana e apesar de não entender nada daquele idioma, algumas músicas me tocavam muito como, por exemplo, Ama Landara. Essa foi sem dúvida uma canção marcante pra mim e, geralmente, é uma das músicas preferidas da maioria d@s fãs da Ingot.

Pesquisando e pesquisando fui descobrindo não as letras em suas traduções literais, mas as mensagens e reivindicações que haviam em tudo o que faziam. E assim, a Ingot Rock também ganhou meu follow!
A primeira vez que ela curtiu um comentário meu, inclusive, foi em uma publicação de um dos shows da banda no Brasil. ( Quase não pirei, né? )
A mulher e o ser humano que nela habita
Me encantei pela mulher que aos poucos fui compreendo quem é. Feminista. Forte. Guerreira. Achei lindo ver sua luta e apoio às mulheres em diversos contextos, sempre compartilhando seus pensamentos e pontos de vista desse mundo tão centrado no capitalismo e patriarcado. E assim, ela ganhou minha admiração e apoio!

Me encantei, por fim, pelo ser humano que é. Simpática. Sensível. Humilde. É uma graça nas entrevistas que concede e dotada de uma generosidade admirável. Mostrou-se ter os pés no chão, sem deixar-se levar pelas imposições da mídia, pelas futilidades da contemporaneidade e tampouco calar-se diante de causas que lhe tocam. E assim, ela ganhou meu coração! ❤️
Conheci a Itziar por causa da minha irmã e sobrinha quando viam la casa de papel