Ilargi Guztiak
- Neska bat ✤
- 7 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2022
Ilargi Guztiak (Todas las Lunas) estimula a reflexão e questionamentos sobre a existência, aborda temas intensos como imortalidade, fé e as relações complexas entre pais / mães e seus filhos.
O cineasta, Igor Legarreta, destaca o lado sombrio e egoísta do amor, quando erroneamente pensamos que nosso ente querido é nossa propriedade privada. Aqui, vemos uma relação mãe-filha sufocante, onde a prole é proibida de voar livre e onde o adulto procura na criança um remédio para a solidão e para preencher o vazio dentro de si.

A mulher misteriosa, interpretada por Itziar Ituño procura compensar suas "deficiências" encontrando uma menina ferida na floresta e mantendo-a prisioneira. No entanto, não especifica as letras miúdas do contrato que se oferece para assinar: neste caso, trata-se de ser condenada à imortalidade.
Além disso, o filme exala uma aura religiosa ao discutir a imortalidade, aquela capacidade de superar a morte, contrariando assim a ideia de que a morte de alguém faz parte da vida. Também aborda o fato de que a fé fornece a promessa de uma vida após a morte, um pouco como um remédio para o medo de desaparecer.
Assim, enquanto os vampiros nesta característica evitam o sofrimento e a dor, acabam condenados à solidão eterna, destituídos de felicidade; entretanto, o personagem Cândido (Josean Bengoetxea) anseia por sentir-se vivo, voltando a amar… mas desta vez com altruísmo.
[Texto adaptado de Alfonso Rivera, Cine Europa]
🌑🌒🌓🌔🌕🌖🌗🌘
É um filme muito bonito mesmo, obrigada por disponibilizar e com legenda ❤️